Conhecer as principais regras de como fazer citações em TCC faz uma enorme diferença para que você consiga escrever com facilidade.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o principal órgão nacional responsável pelas normas de formatação acadêmica.
E esse é o padrão oficial, aceito por grande parte das instituições de ensino brasileiras.
No decorrer deste artigo, você acompanhará tudo o que é necessário para escrever as citações durante toda a estrutura do seu TCC.
Boa leitura!
O que são citações em TCC?
A citação em trabalhos acadêmicos é a prática de mencionar uma fala de um autor durante a sua escrita.
Qualquer estudante em processo de escrita de TCC precisa trazer citações para o texto para apoiarem os argumentos que está defendendo.
Os professores e orientadores geralmente são rigorosos no momento de avaliar as citações. Logo, vale a pena redobrar o cuidado durante cada novo trecho.
Inclusive, a construção de um trabalho acadêmico sem as devidas citações pode configurar plágio acadêmico e trazer complicações ao aluno.
Quando aplicadas corretamente, as citações em TCC contribuem para a credibilidade do trabalho acadêmico e ajudam a consolidar seus argumentos.
Quais os tipos de citações em TCC?
Há diferentes tipos de citações em TCC, então é fundamental que você os entenda para não errar na hora da escrita.
Os três principais tipos de citações em TCC são: citação indireta, citação direta e citação de citação.
Citação indireta
Na citação indireta, você interpreta o que o autor escreveu e faz uma paráfrase.
Ou seja, escreve com as suas próprias palavras, indicando o autor original.
Sendo assim, não é copiar e colar, pois a citação indireta depende de uma interpretação do que o autor original escreveu.
A citação indireta é usada em todas as partes do TCC, principalmente no referencial teórico. Sua vantagem é deixar o texto mais agradável de ler.
A formatação da citação indireta nas normas ABNT é muito simples: você deve trazer o sobrenome do autor + o ano da publicação.
Obs.: neste tipo de citação não é necessário colocar aspas.
Nesta modalidade, existem dois formatos aceitos.
O sobrenome do autor pode estar no início ou no final da citação, sofrendo uma pequena variação na formatação.
Confira os exemplos a seguir:
- Ex. 1: O teletrabalho passou por mudanças expressivas durante o período pandêmico, exigindo que tanto os trabalhadores formais quanto autônomos readequassem o modo como suas atividades profissionais eram desempenhadas anteriormente (SILVA, 2021).
- Ex. 2: Segundo Silva (2021), o teletrabalho passou por mudanças expressivas durante o período pandêmico, exigindo que tanto os trabalhadores formais quanto autônomos readequassem o modo como suas atividades profissionais eram desempenhadas anteriormente.
Ou seja, se o autor for colocado ao final da citação, seu sobrenome deverá estar em caixa alta, seguido de vírgula e o ano da publicação, tudo entre parênteses.
Por outro lado, no início da citação o sobrenome vai escrito com a primeira letra em maiúsculo e as restantes minúsculas e só o ano de publicação entre parênteses.
Obs.: As mesmas determinações servem para os casos em que há dois autores:
- No início da citação: Segundo Silva e Lima (2021);
- No final da citação (nesse caso os autores são separados por ponto e vírgula e entre o último ano e o autor é colocada uma vírgula): (SILVA; LIMA, 2021).
Citação direta
A citação direta é a cópia da fala de um autor, sem alterar nada.
Por ser cópia, nesse caso é necessário informar, além do autor e do ano, a página de onde a frase foi copiada.
Desse modo, qualquer pessoa consegue recuperar a informação original.
A citação direta é feita de duas maneiras: citação direta curta e citação direta longa.
Citação direta curta
A citação direta curta é aquela que não ultrapassa três linhas.
Para a formatação correta, além do sobrenome do autor e do ano da publicação, a página de onde a informação foi obtida também precisa ser informada.
Além disso, a frase copiada deve vir entre aspas. Veja os exemplos:
- Ex. 1: Segundo Albuquerque (2015, p. 16), brincar é “uma atividade que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, estimula o desenvolvimento intelectual, possibilita as aprendizagens”.
- Ex. 2: De acordo com a literatura, brincar é “uma atividade que facilita o desenvolvimento físico, cognitivo, psicológico, estimula o desenvolvimento intelectual, possibilita as aprendizagens” (ALBUQUERQUE, 2015, p. 16).
Citação direta longa
A citação direta longa é aquela que ultrapassa 3 linhas.
A partir das citações longas, você pode trazer dados completos de pesquisas ou opiniões e informações de artigos científicos que se fazem indispensáveis ao seu TCC!
Com o intuito de facilitar esse aprendizado, elencamos alguns pontos que você precisa considerar:
- Indicar o sobrenome do(s) autor(es) em maiúsculo seguido do ano da publicação e a respectiva página;
- Utilizar a mesma fonte do restante do seu texto (Arial ou Times New Roman), porém no tamanho 10;
- O recuo deverá ser de 4 cm e o espaçamento simples entre as linhas.
Para realizar uma citação direta longa você terá que seguir o seguinte padrão para um e dois autores:
Exemplo para um autor:
- […] ensinar através dos jogos, brinquedos e brincadeiras é um bom começo para o professor desenvolver aulas mais interessantes, descontraídas e dinâmicas, podendo, assim, competir em igualdade com os inúmeros recursos que os alunos têm acesso fora da escola, despertando, incentivando e estimulando sua vontade de frequentar assiduamente o espaço de aprendizagem, promovendo e evoluindo no processo de ensino-aprendizagem de modo significativo (COUTINHO, 2016, p. 11).
Exemplo para dois autores:
- Muitos atletas vivem em busca de meios que possam levá-los a uma pequena melhora do rendimento diante de seus oponentes. Para isso, esses indivíduos costumam adotar estratégias como alterar o consumo alimentar e utilizar produtos alegando o aumento do rendimento físico, como os recursos ergogênicos nutricionais (VIEIRA; BIESEK, 2015, p. 455).
Obs.: A presença de aspas no início e no final da citação não é uma exigência da ABNT, porém para algumas universidades tal regra precisa ser seguida.
Citação de citação
Muitas vezes você vai se deparar com informações que são de grande relevância para o seu estudo, mas que somente estão presentes na obra de outro autor.
Ou seja, por algum motivo você não conseguiu encontrar a fonte original da informação.
Saiba que não há problema nesta utilização, contanto que você não abuse.
A base é bastante similar às citações em TCC tradicionais, porém com a inclusão de ambos os autores separados pela indicação “apud”.
Apud significa “citado por”.
Veja o exemplo:
- Ex.: A princípio, “os estudos especializados na área e construção civil apontam uma série de manifestações patológicas decorrentes de fatores internos, externos e vícios de construções civis e da falta de preparo por parte dos profissionais que executam” (ANTUNES, 2013, p. 28 apud SANTOS, 2014, p, 342).
Quando tiver dúvidas de qual autor vem antes na formatação da citação de citação, basta lembrar que o “apud” significa “citado por”.
Logo, o primeiro autor é o que você quer citar e o segundo é a fonte da qual você retirou a citação.
Obs.: Quando a obra que você quer citar tiver mais de três autores, deve-se usar o sobrenome do primeiro autor seguido por et al. (sempre em itálico).
Para exemplificar, listamos abaixo alguns exemplos fictícios:
- (SOUZA et al., 2018, p. 37);
- De acordo com Santos et al. (2014) […];
- (DIAS et al. 1996, p. 50 apud LIRA, 2019, p. 92);
- (MACEDO et al., 2022).
Onde achar citações para TCC?
Para encontrar as melhores citações, existem bancos de dados gratuitos como o Scielo e o Google Acadêmico.
Tais plataformas possuem uma enorme seleção de artigos científicos que poderão te ajudar durante o desenvolvimento teórico do seu TCC.
Caso o seu curso exija artigos direcionados para a área de atuação, saiba que existem boas escolhas sem que você precise gastar para isso.
Um exemplo prático para áreas médicas é o Pubmed que conta com referências internacionais.
Neste site, você se depara com as mais recentes descobertas publicadas cientificamente com classificação por especialização.
Você também pode buscar em bibliotecas digitais de universidades conceituadas no Brasil, tais como:
- USP (Universidade de São Paulo);
- UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora);
- UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas);
- UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), etc.
Conclusão
As citações em TCC podem e devem estar presentes durante todo o corpo do texto, com exceção da conclusão, que é feita somente com as suas palavras.
Por isso é tão importante saber como fazer as citações em TCC.
Seguindo as regras da ABNT e respeitando os padrões da sua instituição de ensino, você enriquecerá seu TCC sem se preocupar com plágio.
Se você gostou deste conteúdo, confira também como fazer um TCC!
0 Comentários